Acidentes de trabalho e área logística: descubra as principais formas de prevenção
Ministério do Trabalho afirma que profissionais do segmento estão entre os que mais sofrem acidentes no país
Segundo dados do Ministério do Trabalho, os profissionais da área de logística - incluindo motoristas de veículos de carga e trabalhadores de cargas e descargas - estão entre os que mais sofrem acidentes de trabalho no Brasil. Entre 2014 e 2021, mais de 212 mil acidentes foram registrados no setor, resultando em uma das ocupações com maior número de lesões no país. Além disso, dados do INSS apontaram 603.825 mil acidentes e 2.694 óbitos em todos os segmentos do mercado em 2023, evidenciando a gravidade do problema e a carência de soluções.
Diante desse cenário, é fundamental discutir as medidas de prevenção de acidentes nos depósitos logísticos e armazéns, a fim de preservar a vida e a saúde dos trabalhadores, aumentando a produtividade das empresas do setor. "É necessário fiscalizar se os colaboradores estão utilizando os equipamentos de proteção individual corretamente, além de sempre verificar se as empilhadeiras têm espaço suficiente para se locomover dentro do armazém", afirma Eros Viggiano, CEO e fundador da LogPyx, empresa de tecnologia que se dedica a transformar a intralogística.
Segundo o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção de Trabalho no Brasil (SIT), elaborado pelo Ministério do Trabalho, os motoristas de veículos de carga e os trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias aparecem entre as 10 ocupações com mais registros de lesões no país. A plataforma Smartlab, organizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, afirma ainda que as principais causas variam entre o não cumprimento das normas de segurança e saúde, a flexibilização de normas e a falta de treinamentos eficientes.
"Infelizmente, o setor é suscetível a ocorrências como essa. Por isso, não só adotar medidas, como também promover uma cultura de cuidado geral, com participação da própria corporação para conscientizar os colaboradores é algo de extrema necessidade. Isso fica claro ao observar as principais causas dos acidentes, que, majoritariamente, envolvem a falta de valorização apropriada sobre temas de segurança", comenta Viggiano.
Separadamente, os motoristas de veículos de carga sofreram 117 mil acidentes nesse período e os trabalhadores de cargas e descargas, 94,7 mil, causando prejuízos para os profissionais e a própria corporação. "Proteger os colaboradores é uma garantia de que as operações funcionem com efetividade. Isso é algo decisivo para o sucesso dos depósitos e um fator que as lideranças precisam reconhecer", finaliza o CEO.
Sobre a LogPyx:
A LogPyx é uma empresa de tecnologia que se dedica a transformar a intralogística (logística interna) das empresas, promovendo maior produtividade e segurança nas operações. Fundada em 2015, a LogPyx desenvolve soluções inovadoras que integram tecnologias de ponta como IoT, inteligência artificial, UWB, RTLS e LoRa, para otimizar processos e garantir a segurança de colaboradores e ativos
By Mention
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!