Abicol alerta para propaganda que pode induzir consumidor a erro
Algumas práticas deploráveis têm sido observadas, e que podem induzir o consumidor ao erro ou criar confusão, notadamente em relação a suporte do molejo x suporte do colchão
Postado quinta-feira 27/07/2023 por Redação
Categorias: Empresas Notícias Revendas Empreendedorismo Tecnologia Negócios
A Associação Brasileira da Indústria da Colchões (ABICOL), emitiu Nota de Esclarecimento, afirmando que é também sua função garantir ao consumidor o direito a uma escolha consciente sobre o colchão que efetivamente atenda suas necessidades, e manifesta preocupação com relação a argumentos e informações divulgadas em propagandas, ou declaradas em etiquetas nos colchões, que podem induzir o consumidor ao erro.
“O compromisso das marcas de colchões deve ser sempre com a transparência, a ética e a geração de informações precisas, visando garantir ao consumidor clareza para optar por colchões com o máximo de qualidade”, destaca a Nota.
Observa que o mercado de colchões é vasto, com diversas opções e tecnologias disponíveis. Porém, “algumas práticas deploráveis têm sido observadas, e que podem induzir o consumidor ao erro ou criar confusão, notadamente em relação a suporte do molejo x suporte do colchão”.
A Nota cita um exemplo que pode levar à confusão e até mesmo provocar danos ao colchão, se não for compreendido corretamente, e que causaria prejuízos ao consumidor. “Quando é informado sobre o suporte do molejo do colchão, deve-se deixar claro se está se referindo apenas à capacidade de resistência da estrutura de molas, independentemente do que está acima do molejo na composição do colchão, como o tecido, a espuma e outros componentes, ou se trata do suporte do colchão como um todo”.
Em uma situação hipotética, em que o suporte do molejo é destacado, sem a devida clareza, é possível o consumidor interpretar, equivocadamente, que todo o colchão pode suportar o peso indicado, incluindo os materiais que compõem a parte acima do molejo.
Para a entidade, é um desserviço destacar na etiqueta o suporte de um componente sem considerar a diferença existente entre os demais que compõem o colchão. A informação é tão complexa e imprecisa que na atualização do regulamento, o Inmetro desobrigou o fabricante de inserir o suporte médio do molejo da etiqueta, afinal, acabava confundindo o consumidor.
“De todo modo, com certeza é possível afirmar que o molejo não é – e nunca será – a parte determinante para a resistência ou conforto de um colchão, já que são as espumas de conforto o fator determinante. E, note, a espuma como o elo mais frágil desta corrente é que determina a durabilidade de um colchão”, afirma a Nota da Abicol, acrescentando que no colchão também existem outros materiais que não possuem equivalência de resistência do molejo, o que levaria ao desgaste prematuro ou danos ao colchão como um todo, enquanto o molejo permaneceria intacto.
É importante considerar também que não existe atualmente norma técnica, teste ou parâmetro que defina o biotipo ideal, máximo ou mínimo, para um colchão de molas, pois, neste caso existem dois fatores de influência: o conforto desejado, que é algo extremamente individual; e a posição em que se dorme, pois o simples fato de dormir de lado dobra a pressão que um colchão recebe quando comparado com uma pessoa que dorme de costas.
A Nota observa que “é de extrema importância que fabricantes zelem pela clareza na propaganda dos colchões, e que os consumidores estejam cientes de que, na maioria dos casos, o suporte do molejo, quando declarado, se refere exclusivamente à resistência da estrutura de molas e sobre cuidados que devem ser tomados ao aplicar peso ou sobrecarga ao colchão, especialmente em partes localizadas, a fim de garantir a durabilidade de todos os seus componentes”.
A Abicol conclui a Nota de Esclarecimento reforçando que “os consumidores têm o direito de fazer escolhas baseadas em informações honestas e precisas. Neste sentido, incentivamos a pesquisa, a leitura atenta das informações disponíveis e a busca por marcas que se comprometam com a ética e a qualidade de seus colchões, valorizando o setor e a indústria colchoeira nacional”.
Sobre a ABICOL
A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.
Com sede em São Paulo, foi fundada em 2011. Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões. Além de fornecedores da cadeia colchoeira.
Serviço:
Site: www.abicol.org
Instagram: @abicoloficial
Facebook: @abicoloficial
YouTube: Abicol_
By PrimaPauta
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!