A versatilidade do pórtico para resolver situações no décor de interiores
A arquiteta Cristiane Schiavoni relata como o elemento, tão antigo na arquitetura, foi ressignificado para auxiliar os projetos com sua multifuncionalidade
Postado quinta-feira 12/10/2023 por Redação
Em um passado bem distante, eles eram elementos arquitetônicos responsáveis por fornecerem boas-vindas, proteção logo na entrada e eram muito presentes em igrejas e mosteiros. Na cultura islâmica, eram incumbidos de promover a separação da área externa com a área sagrada das mesquitas. Essa breve história sintetiza a presença dos pórticos que, na arquitetura contemporânea, incorporou novas atribuições, tanto funcionais, como estéticas.
Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, o recurso entra em cena nos seus projetos quando o objetivo é trazer uma solução que propicie harmonia visual, deixando o ambiente mais sutil e elegante. “Em situações variadas, quando nos deparamos com itens estruturais do projeto como pilares e vigas, o conceito do pórtico é um o ponto de partida para pensarmos em resultados cujo propósito não seja apenas o desejo de esconder”, explica.
Para entender mais sobre sua aplicação do pórtico na arquitetura de interiores moderna, acompanhe as orientações e inspirações que a profissional realiza em seus projetos.
O que são Pórticos e quais funções eles exercem?
Antes de mais nada, os pórticos são formados por elementos verticais e horizontais com um fechamento superior. Na arquitetura de interiores, seu principal objetivo é possibilitar a criação de um grande nicho disponível para inserção daquilo que for pretendido. Da mesa forma, essa estrutura por ser usada para sinalizar a entrada de uma residência, delimitar ambientes internos ou conceber outras áreas específicas.
Em alguns casos, os pórticos também possibilitam a proteção contra a exposição ao tempo, preservando, por exemplo, o mobiliário no décor de um ambiente. Da mesma forma, é possível contar com eles como um complemento estético e sofisticado no décor de interiores.
Do que são feitos os pórticos atualmente?
A arquiteta Cristiane Schiavoni revela que eles podem ser executados em alvenaria, drywall ou marcenaria – esses dois últimos, os preferidos por ela. Com as chapas de gesso ou a madeira, a profissional avalia que se torna muito mais fácil a inserção de outras peças importantes no projeto como a iluminação ou acabamento ripado, agregando muito mais elegância aos ambientes.
As vantagens de utilizar pórticos na arquitetura de interiores
Com sua vasta experiência, a profissional costuma aplicar os pórticos em circunstâncias em que precisa delimitar um espaço, bem como camuflar componentes como vigas, cabos e outros recursos que causarão uma poluição visual no layout. “Gosto muito desse elemento para criar volumetria, assimetria e disfarçar condições que causam desequilíbrio no contexto do projeto” destaca.
Ademais, o recurso coopera quando o intuito é bem receber os visitantes por meio do fornecimento de informações e a concepção de espaços de transição mais agradáveis. Veja as situações em que o pórtico resolveu questões encontradas por Cristiane nos projetos:
Projeto Cristiane Schiavoni | Foto: Rafael Renzo
Na entrada desse apartamento executado pela arquiteta Cristiane Schiavoni no Guarujá, litoral de São Paulo, um grande pilar estava ‘perdido na sala’ e, aproveitando-se do fato de estar logo na entrada do imóvel, a construção do pórtico, em drywall, permitiu esconder a estrutura existente e, ainda por cima, se tornar o cantinho propício para tirar e calçar os sapatos. “Além de ‘abraçar’ quem usufrui o espaço, o banco cumpre a função de guardar os calçados”, detalha. Para arrematar, o espelho em formato orgânico complementa com simetria e a possibilidade de checar o visual ao chegar ou sair.
Os pórticos também são ótimas respostas quando o desafio é readequar um questão de obra civil. Ao movimentar a parede que dividia dois dormitórios desse apartamento, a viga tornou-se o x da questão que formou esse ‘U’ que envolve a cabeceira e a cama da moradora. Para concluir, o acabamento ripado deixou o décor de interior muito mais aconchegante.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.
Tel. (11) 3649-4900
@cristianeschiavoni
By Vitória Messias | Pr.comuniquese1
Imagens: Créditos Rafael Renzo
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!