6 livros obrigatórios para empreendedores de sucesso, de acordo com líderes do mercado

 

 

Especialistas de e-commerce, inovação e varejo indicam obras literárias voltadas ao empreendedorismo, experiência do usuário e tecnologia

Postado sábado 29/04/2023 por Redação

6 livros obrigatórios para empreendedores de sucesso, de acordo com líderes do mercado
6 livros obrigatórios para empreendedores de sucesso, de acordo com líderes do mercado

 

O mundo dos negócios é extenso e tem uma infinidade de temas para se aprofundar. Quem já faz parte desse segmento ou quem ainda está engatinhando nos primeiros conceitos consegue encontrar uma literatura completa sobre qualquer assunto que imaginar, desde as lições mais básicas de empreendedorismo até as soluções mais modernas de inovação. Ler e aprender, para os empresários, é fundamental e os mantém atualizados e competitivos.

 

 

Além de promover conhecimento sobre o setor, é claro, a leitura traz uma série de benefícios naturais da atividade: aumenta o raciocínio lógico, a criatividade, além de desenvolver o pensamento crítico e estimular a capacidade de concentração. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano, mas apenas cerca de 2,43 destes são lidos por inteiro.

 

 

Com o intuito de incentivar esse hábito, lideranças de empresas de sucesso compartilham alguns achados literários para quem gosta de se deliciar com boas leituras. Os livros a seguir tratam de assuntos como empreendedorismo, experiência do cliente e inovação no mundo dos negócios. Confira a lista:

 

 

1. Princípios, por Ray Dalio

 

 

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos” e fundador da famosa gestora Bridgewater Associates, Ray Dalio aponta técnicas para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos. Dalio fala sobre as “verdades fundamentais”, que servem como parâmetros para tomar as melhores decisões. Para Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher, para todas as mulheres, a obra foi uma das principais para ajudá-la na sua jornada empreendedora.

 

 

“Empreender é um desafio contínuo, ainda mais quando somos mulheres e nos colocam à prova a todo momento. Mas é possível mergulhar nesse universo buscando apoio em materiais sobre como criar, gerenciar e consolidar um negócio. Diversos livros que abordam empreendedorismo tem me acompanhado durante toda minha trajetória, e ‘Princípios’ tem sido o principal”, conta a fundadora da Modab.
 

 

2. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo, por Michael Solomon

 

 

Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que essas condutas vão muito além do ato de comprar. O autor também analisa como o marketing digital aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

 

 

“O perfil dos clientes vem mudando dia após dia, e tanto varejistas iniciantes quanto veteranos devem se inteirar dessas movimentações e buscar insights para aprimorar seus negócios e aprofundar conhecimentos. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros, como a obra de Michael Solomon, que traz a análise a partir do marketing digital”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios por meio da transformação digital.
 

 

3. A experiência Apple, por Carmine Gallo

 

 

Mais uma leitura essencial é “A Experiência Apple”, onde o renomado autor Carmine Gallo detalha as práticas por trás de uma das empresas mais lucrativas do mundo, mostrando o sucesso a partir da lealdade de seus clientes até a motivação dos empregados.
 

 

"Sendo a primeira empresa a alcançar a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado, a Apple tem muito a ensinar. Ela não só foca em seus produtos, mas também mostra a importância de uma boa comunicação interna, sempre com o intuito de melhor desenvolver seus colaboradores para que eles garantam as melhores experiências aos consumidores”, destaca Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo.

 

 

4. O Poder do Hábito, por Charles Duhigg

 

 

Explorando como os hábitos funcionam e como podemos usá-los para transformar nossas vidas, o autor apresenta uma análise profunda do poder dos hábitos em nossas rotinas diárias, negócios e sociedade. Com exemplos cativantes e pesquisas científicas, Duhigg desvenda o ciclo do hábito, mostrando como identificar e modificar os que consideramos indesejados e criar novos positivos.

 

 

"Como diria Aristóteles: 'Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito'. Considero a Inovação como um hábito que, qualquer um que queira, pode obter e assim gerar cada vez mais resultados em sua empresa e na sua vida. Indico este livro a todos que têm vontade de criar o hábito de inovar no dia a dia", é o que afirma André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora.
 

 

5. C.H.O.Q.U.E: Tratamento para o surto empreendedor, por Marcus Linhares


 

Mentor de startups, escritor, professor e co-founder da fintech Bipp, Marcus é autor do livro C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o Surto Empreendedor, onde publica sua metodologia de ensino e empreendedorismo. O livro aborda aqui as principais dúvidas de todo empreendedor e oferece uma metodologia própria para ajudá-lo a colocar seu plano em ação levando em conta seis variáveis (Conhecimento, Habilidade, Operacionalidade, Quanti-Qualidade, Uniformidade e Efetividade - C.H.O.Q.U.E.) que farão toda a diferença para seu negócio no ambiente inovador em que estamos vivendo.


 

6. De Zero a Um, por Peter Thiel

 

 

A obra do cofundador do PayPal traz uma perspectiva diferente sobre o que é preciso aprender de empreendedorismo com o Vale do Silício, porém com a consciência de que não existe uma fórmula para o sucesso. O principal diferencial do livro é exemplificar como cada inovação é única, portanto, o autor incentiva que empresas sempre criem coisas novas do zero. Segundo Guilherme Salgado, CEO da 3778, maior healthtech independente do Brasil, a obra é uma ótima oportunidade para encontrar valores e insights que não conseguimos enxergar no decorrer do empreendedorismo atual.

 

 

By Luana Figueiredo | Agência NoAr

Imagem: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!