5 ensinamentos de como o empreendedorismo é peça-chave para a valorização da vida

Encontrar parceiros que desejem crescer junto com o seu negócio, focar em inovação, investir no empreendedorismo feminino e em ecossistemas para novos futuros podem ser a saída

Postado quinta-feira 27/10/2022 por Redação

5 ensinamentos de como o empreendedorismo é peça-chave para a valorização da vida
5 ensinamentos de como o empreendedorismo é peça-chave para a valorização da vida

Valorizar a vida por meio do empreendedorismo é considerar o grau de liberdade que uma pessoa possui para viver o tipo de vida que ela acredita para si, e isso também no seu negócio. É o que a Semente – empresa de consultoria e educação empreendedora, que tem o propósito de promover a prosperidade por meio da inovação – acredita como metodologia de trabalho. O objetivo desse olhar é levar a excelência das entregas a esses projetos sem deixar de pensar no senso de comunidade, e de como isso pode se transformar em ensinamento sobre o empreendedorismo a partir de soluções reais.

 

Com os negócios de impacto leva-se em conta camadas da sociedade menos favorecidas por grandes investidores. As mulheres, pessoas que moram em periferias, ou até mesmo aquelas que estão em locais fora do eixo da inovação do sudeste, são alguns exemplos que muitas vezes não são foco de investimentos. Pensando nisso, a Semente Negócios aponta 5 ensinamentos para ser um empreendedor que valoriza a vida.

 

1 - Encontre parceiros que queiram crescer junto com o seu negócio
Para que um ecossistema de inovação potente se forme e se estabeleça, é necessário que surjam startups que cresçam e se tornem empresas de sucesso. Isso pode acontecer de duas formas: de maneira orgânica e natural, ou por meio de programas de aceleração, que contribuem para o crescimento de startups e negócios de impacto social. 

 

É comum que pessoas empreendedoras com não saibam bem por onde começar. Todavia, existem ações práticas, focadas no mercado e no escalonamento do negócio que podem ajudar. Na Semente, por exemplo, a metodologia do Caminho Empreendedor é seguida como base, a partir das lógicas de explorar, engajar, validar, crescer e estruturar um modelo de negócio. 

 


2 - Projetos femininos são o futuro
Se o seu negócio é liderado ou voltado para o universo do empreendedorismo feminino, essa é a sua hora. Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) atestam que há uma correlação positiva entre maior produtividade econômica da mulher e o crescimento econômico de um país. Além disso, iniciativas comandada por mulheres têm olhado de perto para questões específicas envolvendo esse universo, sobretudo no contexto brasileiro, cujo termômetro indica mercados e oportunidades em ascensão – e essa é uma oportunidade de gerar mudanças na vida delas por meio dos negócios. 

 


3 - A inovação é a estratégia para a vitalidade dos negócios
Organizações que inovam garantem destaque, impacto, longevidade e sintonia com seu público, porém, além de ferramentas e processos, é necessário que hábitos e atitudes que acompanhem essa inovação também sejam gerados dentro de uma determinada empresa. 

 


Nesse sentido, é necessário inovar com propósito, para valorizar a vida, a partir de ações que gerem bem-estar social e econômico, a fim de transformar positivamente o mundo. Para inovar, é necessário romper com algumas crenças e hábitos comuns de estruturas convencionais – e isso definitivamente não é confortável, mas é muito próspero. 

 


4 - Desenvolvimento de ecossistemas para novos futuros
Ecossistemas de inovação são ambientes onde estão presentes empresas, pessoas empreendedoras e agentes que podem atuar de forma harmônica e colaborativa para a geração de valor local. Esse processo envolve questões como capacitação, geração de emprego e renda, preservação socioambiental e economia regenerativa, mas o que fica como saldo são iniciativas que nascem orientadas a tomar as questões ambientais e de bem-estar social como fundamento de si. 

 


O Projeto Horizonte, que é uma iniciativa patrocinada pela Vale e executada pela Semente, é um desses exemplos que buscam fortalecer pequenos empreendedores locais, tradicionais e inovadores. Com isso, pretende-se diversificar as fontes de renda, gerar mais empregos e incentivar novas frentes de negócios. Essa é uma forma muito clara de desenvolver um ecossistema pensando em gerações futuras.

 


5 - A longevidade de corporações também passa pela inovação
A importância de perpetuar a sua empresa no tempo constitui um dos principais movimentos para quem quer empreender valorizando a vida, partindo da inovação como estratégia corporativa. Em outras palavras, desenvolver estratégias e modelos de gestão para que organizações inovem de maneira sistemática, consistente e em uma velocidade capaz de acompanhar as mudanças atuais, são posturas-chave para pessoas e empresas que desejam continuar ativas e competitivas até a próxima necessidade de transformação.

 

Sobre a Semente:

A Semente é uma empresa de consultoria e educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade, desenhando e executando projetos customizados como planejamento de inovação, Lab de Inovação, programas de intraempreendedorismo, criação de Hubs de Inovação, programas de Inovação Aberta, aceleração de Startups em Periferias, aceleração de startups digitais, empreendedorismo Feminino e desenvolvimento territorial. 

 

Imagem: freepik
By Rafaela Santos

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: