Lâmpada: a harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza

O elemento, muitas vezes esquecido por ser considerado trivial, possui o poder de transformar peças de design com seu charme despretensioso 

Postado Friday, 29 de July de 2022 por Redação Categorias: Notícias

Lâmpada: a harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza
Lâmpada: a harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza

É de conhecimento comum como a iluminação é um dos mais importantes elementos dentro de um projeto arquitetônico. Além de seu aspecto funcional, ela possui o poder de transformar ambientes, sendo capaz de criar sensação de amplitude e até mesmo de aconchego e acolhimento.

 


Por este contexto, realizar um bom trabalho luminotécnico é primordial dentro de uma reforma ou renovação de interiores – e isso inclui várias etapas: desde a escolha do profissional que irá manusear a elétrica, até a estética das peças de design e suas lâmpadas. Isso mesmo, as lâmpadas!

 


Por ser considerada algo trivial da rotina cotidiana, tal elemento frequentemente é esquecido e banalizado, entretanto, ele pode transverter composições de décor de maneira expressiva.

 


De forma mais técnica, cada cômodo em uma residência, por exemplo, pede por um tipo especifico de iluminação, a qual, por sua vez, deve atender bem o propósito daquele espaço. A tonalidade das lâmpadas utilizadas, então, pode interferir tanto positivamente, como negativamente. Enquanto um dormitório pede por algo mais intimista e pessoal, uma sala de jantar requer algo que ofereça conforto visual com funcionalidade.

 


Já quando pensamos em estética, elas também não deixam a desejar. Na Bertolucci, uma das empresas de iluminação de maior destaque em território nacional, o design 100% brasileiro de suas peças leva em consideração todos os aspectos da lâmpada que ali será aplicada, formando, assim, uma harmoniosa relação entre funcionalidade e beleza. 

Os pendentes da linha Maracatu, como o ‘Ganzá’ e o ‘Tarol’, levam em sua composição a lâmpada Ballon, que possui uma circunferência maior que as convencionais, gerando uma luz mais abundante, além de conferir à peça um estilo contemporâneo e despojado.

 


A luminária Araucária, desenho original de Mauricio Arruda em parceria com a Bertolucci, também possui a lâmpada como um de seus principais elementos, já que ela fica exposta e pendurada no arco invertido que articula um apoio para utilização em mesas de jantar e até mesmo como abajur lateral de maneira flexível.

 


São belos exemplares de luminárias que têm a lâmpada como protagonista de seu desenho.

 

 

 


Mais sobre Bertolucci:

A Bertolucci possui 66 anos de tradição fabril, dominando todo o processo produtivo de suas luminárias: do conceito inicial ao projeto. Da montagem do protótipo à sua fabricação. Sem esquecer, claro, de sua comercialização.

Além disso, entre as empresas do segmento, é a única a contar com design 100% nacional, produzido “in situ”. “Produzir em casa amplia nossas possibilidades. Se estamos com dificuldades em visualizar uma ideia, tudo o que temos de fazer é desenvolver o ferramental para materializá-la”, declara Eneida Bertolucci, que na melhor tradição italiana, aponta a atenção aos detalhes como outro dos pontos fortes da empresa. “Um requinte de acabamento que só a produção artesanal permite”, pontua.

https://www.bertolucci.com.br/

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Similares

Soluções criativas para deixar tudo no devido lugar pela casa

A arquiteta Júlia Guadix mostra, através de seus projetos, como é possível manter a casa bonita e muito bem-organizada para um dia a dia melhor

Confira na íntegra