Feira ForMóbile ressalta a potência do setor moveleiro brasileiro

País é o 6º maior produtor de móveis do mundo e ocupa a 28a colocação no ranking geral de exportadores

 


Evento terminou nesta sexta-feira, com recorde de visitação e volume de negócios, mas a jornada ForMóbile Xperience continua o ano todo, com eventos digitais e interação entre os diferentes segmentos do mercado

Postado Monday, 11 de July de 2022 por Redação Categorias: Notícias

Feira ForMóbile ressalta a potência do setor moveleiro brasileiro
Feira ForMóbile ressalta a potência do setor moveleiro brasileiro

O encerramento da ForMóbile 2022 - Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, foi marcado por um alto volume de negócios fechados, fato que reflete a potência do setor. Além do sucesso de parcerias, o número de visitantes também superou as expectativas. Mais de 50 mil pessoas passaram pelo São Paulo Expo nos quatro dias de evento. Nesta edição, a feira contou com mais de 500 marcas expositoras, ocupando 50 mil metros quadrados do pavilhão. 

 


"Fechamos a edição presencial de 2022 superando todas as expectativas. Seja pela qualificação, seja pelo volume de profissionais presentes ao longo dos quatros dias de visitação, o público visitante tomou o São Paulo Expo em busca das novidades que não puderam ser lançadas nos anos de pandemia. É evidente que o mercado esperava com ansiedade este encontro e fecham esta edição com a carteira de clientes renovada!", disse o show manager do evento, Tatiano Segalin. 

 


Segundo ele, outro destaque do evento foi a consistência da presença da indústria, com suas soluções em maquinários e equipamentos que reproduziram a dinâmica da indústria 4.0, e também dos fabricantes que trouxeram novos produtos para o mercado. "Ponto em comum entre os expositores foi a ênfase dada às matérias-primas e processos produtivos mais eficientes e sustentáveis", acrescentou Segalin. 

 


A geração de conteúdo foi também um ponto alto. Além do Palco ForMóbile e do Espaço Maker, que ofereceram uma extensa programação de palestras e demonstrações práticas de técnicas e equipamentos, uma série de outras iniciativas divulgaram conhecimento técnico e incentivaram a discussão em torno dos temas centrais do setor. Muitos expositores aproveitaram a maciça presença do público para promover apresentações em seus estandes com especialistas do mercado. 

 


A próxima edição presencial da ForMóbile acontece de 2 a 5 de julho de 2024, no São Paulo Expo, mas a Jornada ForMóbile Xperience continua, com eventos digitais, conteúdo exclusivo e muita interação entre as empresas do setor e seus profissionais. Em agosto, de 2 a 4, acontece a cobertura da ForMóbile, evento digital que traz os conteúdos produzidos na feira. "É uma forma de viabilizar a participação de quem não conseguiu visitar a ForMóbile e também se aprofundar nas temáticas discutidas no evento, fortalecendo o networking", conta Segalin.

 


Dínamo de investimentos para o setor 

 


O vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Madeira da ABIMAQ, Marcello Luparia, lembra que a ForMóbile é a maior e mais importante feira do setor. “Não temos como falar dos segmentos moveleiros sem falarmos da ForMóbile. O evento tem um papel muito relevante na cadeia moveleira; é aqui que estão os principais players do mercado e as novidades. Quem visita a feira pode ver da matéria-prima ao maquinário. A edição de 2022 foi muito qualificada, recebemos visitantes nacionais e internacionais que, com certeza, renderão bons investimentos para o setor”. 

 


Como entidade representativa do setor moveleiro nacional, formada por indústrias, empresários e profissionais da área, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) participou de mais uma edição da ForMóbile e revelou satisfação com o evento. O presidente da associação, Irineu Munhoz, destacou como pontos positivos a movimentação da feira em relação ao volume e à qualificação do público presente, a quantidade de empresas expositoras, em especial de máquinas e equipamentos, bem como de matérias-primas, revestimentos, ferragens, acessórios e serviços de gestão, demonstrando a força da cadeia de madeira e móvel. Irineu enfatiza que as ações apresentadas contribuem para que a indústria moveleira caminhe por um desenvolvimento cada vez mais tecnológico, sustentável e otimizado da produção. 

 


“Nos orgulhamos de apoiar e participar da ForMóbile, que retorna ao seu formato presencial em um momento crucial para os negócios no setor, ofertando aos nossos associados e parceiros a oportunidade tanto de fazerem networking como de terem acesso ao que há de mais atual em matéria de tendências, produtos, serviços e soluções para a fabricação de móveis no Brasil e no mundo”, explica o presidente.

 


Brasil em ascensão no mercado internacional - A diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, apresentou, no Palco ForMóbile, a palestra: “O mobiliário brasileiro no contexto global da indústria de móveis”. A diretora destacou os expressivos números da indústria moveleira brasileira no cenário internacional. O país é o 6º maior produtor de móveis do mundo e, atualmente, ocupa a colocação de número 28 no ranking geral de exportadores. 

 


“Diferente de outros setores, a indústria moveleira cresceu no período da pandemia, pois as pessoas passaram mais tempo em casa e precisaram adaptar seus espaços. A exportação brasileira cresceu exponencialmente no ano passado. Hoje fornecemos móveis para 172 mercados, sendo que 83,7% dessas exportações são de móveis de madeira, material do qual temos riquíssima variedade”. A especialista ressalta que o Brasil tem mais de 10 mil espécies de madeiras catalogadas e outras 10 mil em estudos, fator que coloca o país em um patamar de qualidade e competitividade internacional. 

 


A qualidade da madeira brasileira, o alto volume de espécies - temos a maior xiloteca da América Latina - e a preocupação com manejo sustentável são fatores que qualificam o Brasil para ganhar cada vez mais mercado. A especialista lembra que, há 10 anos, apenas um estande brasileiro participava do Salão de Milão, um dos principais eventos do setor no mundo. Neste ano, ao todo, foram 10 marcas brasileiras em exposição e, de acordo com Cândida, o número para 2023 deve chegar a 15.  

 


A Abimóvel vem desenvolvendo uma série de projetos para fomentar o mercado moveleiro. Um exemplo é a Casa Brasil, projeto de exposição internacional de móveis brasileiros feito em paralelo aos tradicionais salões e eventos de design. Durante a última edição da ICFF, em Nova York, por exemplo, a associação conseguiu, por meio da exposição e de suas rodadas de negócios, movimentar mais de 47 milhões de dólares. O projeto Rodada de Negócios Internacionais também fez parte da ForMóbile 2022.

 


Cândida antecipa que, para o próximo ano, a Abimóvel realizará uma grande exposição de móveis brasileiros na feira. “A ForMóbile é um importante canal para o nosso projeto Brazilian Furniture, pois ela consegue unir indústria e design. Essa feira é um excelente canal de comunicação para o setor, por isso queremos aprimorar nossa participação e traremos mais essa novidade em 2024”. 

 


Expositores, em geral, acreditam em um mercado aquecido e classificam a edição 2022 como um sucesso. Confira os depoimentos de algumas das empresas que participaram da edição presencial.

 


A tradição da marca e as novas tecnologias foram atrativos da visitação que tomou conta do estande da Bosch. "Estamos satisfeitos com a ForMóbile deste ano. O estande da Bosch esteve bem cheio, com muitos visitantes perguntando sobre produtos, querendo informação de preço, informações técnicas. A perspectiva de negócios também é muito boa. Em dois dias de venda, por meio da parceria com a loja Ferragens Floresta daqui de São Paulo, conseguimos vender cerca de R$ 200 mil", diz.

 


A empresa têxtil J. Serrano teve uma movimentação intensa em seu estande durante todo o evento. O diretor de marketing da empresa, Henrique Sampaio, destaca como diferencial o crescimento do público B2C. “É muito comum para nós fecharmos negócios em feiras com outras empresas e revendedoras, porém, este ano, na ForMóbile, sentimos um aumento na procura do B2C, que é o cliente final. Inclusive, tivemos que reforçar nosso time com uma equipe extra para atendimento. Foi excelente”. 

 


A CPI Tegus, pioneira na produção de fitas de borda no Brasil, fechou muitas vendas durante a edição de 2022 da ForMóbile. O gerente de vendas da marca, Felipe Fonseca, destacou que as pessoas nesta edição vieram ainda mais preparadas para fechar negócios na própria feira. “Fechamos cerca de 20 vendas por dia, sendo 50% para o mercado externo e 50% para o interno, uma balança bem equilibrada e com ótimas expectativas para o restante do ano”. Como novidade, a Tegus trouxe para o pavilhão a sua linha de papéis resistentes à água e modelos em alto relevo.

 


A FórMóbile reúne empresas de diversos países. Nos quatro dias de feita foi possível encontrar companhias alemãs, italianas, árabes e brasileiras. A alemã Homag se fez presente com a linha de maquinário destinada ao setor moveleiro de alta performance. A Homag é uma empresa presente em mais de 100 países e conta com mais de 6 mil funcionários espalhados por todo o mundo. “A ForMóbile foi muito boa para a Homag. Fechamos negócios da ordem de R$ 3,5 milhões”, contabilizou o gerente comercial da empresa no Brasil, Cristian Büscher.

 


Já a companhia paranaense Maksiwa trouxe a sua linha de coladeira automática, coladeira manual com dois celeiros, refiladora entre outros maquinários. Com quase 40 anos de atuação, a Maksiwa aproveita a visibilidade da ForMóbile para fechar negócios. “Todos os nossos maquinários foram um grande sucesso, com destaque especial para a refiladora RBB 4G, que passou de 50 máquinas vendidas apenas aqui na ForMóbile”, destaca o Diretor de Engenharia da Maksiwa, Leonardo Müller. "A estimativa dos valores em vendas é difícil, mas certamente ultrapassou o R$ 1 milhão”, complementa.

 


A Jaraguá CNC participa pela segunda vez da ForMóbile. “Enxergamos a ForMóbile como uma feira de negócios. Além de conhecer novos clientes e poder ter essa oportunidade de vendas aqui", avalia um dos fundadores e diretor comercial da Jaraguá CNC, Bruno Cardoso. "Viemos com uma meta de R$ 8 milhões em vendas, entre feira e pós feira, e posso te garantir que fechamos bem perto desse objetivo”, festeja Cardoso.

 


Outra empresa que teve bons resultados é a MaquinaPack, uma das expositoras mais tradicionais do evento. “Vendemos todas as máquinas do estande, além de mais três do nosso catálogo", festejou o diretor financeiro da empresa, Fernando Ferrari. A relação da MaquinaPack com a ForMóbile vem desde a primeira edição da feira.

 


A veterana do mercado de parafusos Jomarca também marcou presença mais uma vez na ForMóbile. A empresa apresentou em seu estande a linha Jomarca Kits, com peças essenciais para a marcenaria e montagem de móveis. “Ao longo do evento deslocamos mais de 50 representantes para atendimento. Nossa prospecção começa aqui e finaliza depois, na empresa. Tivemos uma experiência muito boa neste ano, com muitas possibilidades de negócios”, explica Adriana Prata, gerente de marketing da empresa. 

 


A marca italiana Biesse chegou ao mercado brasileiro com a linha de maquinário para o segmento moveleiro. Para fortalecer sua imagem no segmento nacional, a companhia se fez presente na ForMóbile. “Já fechamos as vendas de três máquinas, que são acima de R$ 1 milhão. Além da geração de mais de 100 leads qualificados. Está dentro das expectativas, então para Biesse a ForMóbile foi positiva”, avaliou a gerente de marketing da Biesse, Fabiane Campana. "ForMóbile está fantástica. A feira se profissionalizou muito nos últimos anos. Teve muita interação. A qualidade dos estandes está muito acima do esperado. Sinto que a feira se superou em recorde de visitantes e em personalismo nos estandes. Muito conexão com o digital. Muita interação. Então está fantástico”, explica Fabiane. 

 


Imagens: https://www.flickr.com/photos/formobile/

Serviço:

 


9ª ForMóbile - Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira

Data: De 5 a 8 de Julho de 2022

Horários: Das 10 às 19h

Local: São Paulo Expo - Exhibition & Convention Center

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

 

 

 

Sobre a ForMóbile - https://www.formobile.com.br/pt/home.html

A ForMóbile se transformou em uma plataforma de negócios completa para toda a indústria de móveis e madeira, nacional e internacional, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 55 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma ferramenta de conteúdos e negócios exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.

 


Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

Similares

Soluções criativas para deixar tudo no devido lugar pela casa

A arquiteta Júlia Guadix mostra, através de seus projetos, como é possível manter a casa bonita e muito bem-organizada para um dia a dia melhor

Confira na íntegra